Pular para o conteúdo principal

Econômia da Cidade de Goiana

Economia
O município de Goiana teve, durante séculos, a economia voltada exclusivamente à monocultura da cana-de-açúcar. Agora, apresenta uma tendência à diversificação de atividades. Entre elas Goiana, Pernambucodestacam-se as indústrias de transformação, o comércio varejista, a pesca (foto) e a prestação de serviços.
Goiana está localizada na Região de Desenvolvimento da Mata Norte, na mesorregião da Mata Pernambucana. Essa área abrange cerca de 3,29% do território estadual, são 3.256,5 km² de área constituída por outros 18 municípios, são eles: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itambé, Itaquitinga, Lagoa do Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência.
Com uma economia agrícola predominante, essa região possui como atividade principal a produção de cana-de-açúcar. É nessa área de cultivo onde está empregada a maior parte da mão-de-obra local.
A História de Goiana está estreitamente vinculada aos engenhos da região. Durante o período colonial, Goiana foi um dos principais produtores de cana em Pernambuco; o rio Goiana, que corta a cidade, abrigava importante porto, que escoava a produção do local; visite essa página que descreve alguns dos engenhos de Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Cidade de Goiana

População:  71.177 habitantes (Censo 2000) Distância do Recife : 60 km Acessos: BR-101,PE-15 e PE-01 (via Paulista). Saindo de Recife, basta tomar a BR-101 Norte e seguir em frente; Goiana está a aproximadamente 10 km da divisa de Pernambuco com a Paraíba. Visite mapas de Recife e Pernambuco para melhor se informar sobre as estradas do Estado. História Inicialmente habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes mesmo da Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo. Este último acontecimento teve início em 1645, quando invasores holandeses, ameaçados pela Insurreição Pernambucana, liderada por André Vidal de Negreiros, refugiaram-se no Forte Orange, em Itamaracá.  Cercados pelas tropas inssurretas, os holandeses se viram impedidos de sair em busca de alimentos. Com a...

Quase na Estréia

Estaremos iniciando um trabalho informativo sobre o ramo turistico da cidade de Goiana, estaremos formando um verdadeiro banco de dados sobre todas as informações relevantes para os visitantes e turistas em nossa cidade. Restaurantes, Hoteis, Pontos Turisticos além de roteiros indispensáveis aos turistas. Campanhas e promoções também fazem parte de nossas atividades de incentivo ao turismo em Goiana, uma cidade de grande valor histórico e tombada pelo IPHAN em suas grandes igrejas e outros valores de importância há nossa história.