Pular para o conteúdo principal

Turismo da Cidade de Goiana

Turismo
A Epopéia das Heroínas de Tejucupapo, ocorrida no século XVII, onde mulheres conseguiram expulsar os holandeses com água quente e pimenta, é um dos acontecimentos históricos passados em Goiana. Para reviver o acontecimento, cerca de 200 mulheres da região se reúnem, em Tejucupapo (foto), um pequeno distrito de Goiana, para contar a história das suas heroínas numa apresentação teatral.
Goiana, PernambucoO espetáculo acontece sempre no último domingo de abril e serve como uma verdadeira aula de história e determinação. A encenação mostra a vida de mulheres que lutaram contra os invasores e contra o preconceito.
Monumentos religiosos também podem ser conferidos em Goiana. Entre as dez igrejas do município, destacam-se a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos e a Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos; essas igrejas figuram na lista das mais antigas do Brasil. Os principais pontos turísticos dos romeiros são o Conjunto Carmelita, que possui a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Cruzeiro esculpido em pedra calcária.
Localizada no litoral norte de Pernambuco, a cidade conta ainda com belas praias, como as de Pontas de Pedra, Catuama, Carne de Vaca Tabatinga e Atapuz; em tempos de veraneio, essas praias lotam de visitantes, que se hospedam em casas alugadas ou em acampamentos. A área do litoral norte de Pernambuco tem sido objeto de vários empreendimentos imobiliários; por conta de sua beleza, em um futuro próximo pode vir a ganhar tanta projeção quanto o litoral sul do Estado.
A cidade de Goiana também tem marca forte no artesanato, com a produção de peças feitas em cerâmica, que ilustram cangaceiros, santos e outros personagens que compõem o imaginário nordestino. Devido ao seu solo ser rico em argila, o município também tem artesões que utilizam o barro como matéria-prima. O artesão de cerâmica João Boneco, o mestre Joaozinho, merece dstaque, pois propagou a cerâmica figurativa de Goiana. Antônia Leão, Teófilo Neves e José do Carmo também são artistas com grande prestígio dentro e fora do muicípio.
No Carnaval, a cidade é marcada pela cultura popular, com apresentações de Maracatus Rurais e, principalmente, de Caboclinhos. Na terça-feira, mais de 30 grupos de Caboclinhos se encontram na cidade para celebrar a cultura indígena, presença forte nos antepassados da região.
Um ponto imperdível é o restaurante Buraco da Gia de Luiz Moraes, ou seu Luiz, como é conhecido na cidade. O estabelecimento é um dos pontos mais badalados de Goiana, e atrai visitantes de várias cidades, incluindo Recife. Gia é nome de uma espécie de batráquio (família dos sapos); entretanto, a especialiade do restaurante são os guaiamuns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quase na Estréia

Estaremos iniciando um trabalho informativo sobre o ramo turistico da cidade de Goiana, estaremos formando um verdadeiro banco de dados sobre todas as informações relevantes para os visitantes e turistas em nossa cidade. Restaurantes, Hoteis, Pontos Turisticos além de roteiros indispensáveis aos turistas. Campanhas e promoções também fazem parte de nossas atividades de incentivo ao turismo em Goiana, uma cidade de grande valor histórico e tombada pelo IPHAN em suas grandes igrejas e outros valores de importância há nossa história.

História da Cidade de Goiana

População:  71.177 habitantes (Censo 2000) Distância do Recife : 60 km Acessos: BR-101,PE-15 e PE-01 (via Paulista). Saindo de Recife, basta tomar a BR-101 Norte e seguir em frente; Goiana está a aproximadamente 10 km da divisa de Pernambuco com a Paraíba. Visite mapas de Recife e Pernambuco para melhor se informar sobre as estradas do Estado. História Inicialmente habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes mesmo da Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo. Este último acontecimento teve início em 1645, quando invasores holandeses, ameaçados pela Insurreição Pernambucana, liderada por André Vidal de Negreiros, refugiaram-se no Forte Orange, em Itamaracá.  Cercados pelas tropas inssurretas, os holandeses se viram impedidos de sair em busca de alimentos. Com a...

Projeto de Turismo - Viajar é viver a vida

Visando orientar os visitantes e turistas em nossa cidade e região estamos criando um verdadeiro catálogo, com informações uteis além de varias dicas de produtos e serviços. Com crescimento do comércio e sua demanda seria justo poder orientar os consumidores sobre o que o comércio de nossa região tem há oferecer para ele em todos os aspectos de sua estadia na região. Afinal como toda cidade que trabalha com turismo precisamos ser bons anfitriões para que o turista possa retorna satisfeito, tendo em vista caracteristacas fortes e positivas do lugar onde passou suas férias. Nossa proposta consiste em levar boas idéias e grandes oportunidades para ambos os lados tanto o turista como o profissional do ramo turistico, este nicho precisa ser bem explorado de maneira organizada e sistemática. Entre em contato e traga sua proposta estaremos felizes em poder contribuir para o crescimento deste segmento.